Mitos sobre cálculo renal

👨‍⚕ Certamente uma doença milenar, que afeta tão grande parte da população, sempre estará sujeita a crenças e mitos que vêm sendo passados por gerações. A divulgação adequada dos conceitos corretos vigentes e o desenvolvimento de pesquisa certamente permitem, e cada vez mais permitirão, o tratamento adequado dos pacientes com cálculo na via urinária. Aqui vão alguns pontos discutidos
➡ Paciente com cálculo não pode ingerir leite e derivados.
Esse deve ser o conselho de dieta mais popular, porém carrega consigo uma inverdade. Como a maioria dos cálculos são formados por algum sal de cálcio, como o oxalato de cálcio, todos os laticínios são mal julgados. Realmente os pacientes com cálculo não devem se exceder na ingesta de leite e derivados, mas não devem se privar totalmente, pois além de serem necessários para o metabolismo normal, em alguns cenários a ingestão de cálcio previne a recorrência.
➡ Cálculo renal é hereditário.
Até 40% dos pacientes têm antecedente familiar, o que leva a crer em um componente genético muito forte. Porém, até o momento, apenas 1% tem um componente genético bem identificado. Poucas doenças já têm todo esse componente bem estabelecido, como cistinúria, hipocitratúria, acidose tubular hereditária, entre outras.
➡ Durante a cólica renal deve-se sempre ingerir muito líquido.
A hidratação é um dos pontos mais importantes na prevenção da formação de novos cálculos ureterais. Entretanto, durante o episódio de obstrução aguda do ureter por cálculo, a hiper-hidratação ou uso de diuréticos é controversa. Muitos pacientes estão desidratados pelos vômitos. Alguns urologistas acreditam que a hidratação pode aumentar a velocidade de passagem de um cálculo pelo trato urinário, enquanto outros ressaltam que a hiper-hidratação causa aumento na pressão renal, exacerbando a dor. A hidratação está claramente indicada em pacientes com evidência clínica ou laboratorial de desidratação ou insuficiência renal.
👉 Acesse nosso site: www.urologistasassociados.com.br

O que fazer se eu tiver uma cólica de rins durante a quarentena?

Câncer no Rim

Radioterapia no câncer de próstata

Todas as atividades eletivas (consultas, exames diagnósticos e cirurgias) estarão suspensas no período de 23/03 a 06/04

Comunicado Recesso

Vamos falar de coronavírus?

Dia Mundial do Rim

Dia Internacional da Mulher

Certificado de treinamento para operação do console do Robô Cirúrgico DaVinci

A Urologistas Associados