Doenças da próstata

👨‍⚕ São três as principais doenças da próstata: prostatite e dois tipos de tumores (benigno e maligno), patologias bastante frequentes no homem.
➡ Prostatite – É bastante comum e chega a atingir quase 30% da população masculina. Ela é mais comum na forma crônica e geralmente é assintomática, mas, quando dá sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar etc. Quando cai a resistência física das pessoas, a prostatite se exacerba e aparece de uma forma bastante aguda provocando febre alta, queda do estado geral e sintomas típicos de infecção urinária como ardor ao urinar e micções extremamente frequentes.
➡ Tumor Maligno – O tumor maligno, ou seja, o câncer de próstata, chega a atingir em torno de 16% dos homens e a sua frequência aumenta com a idade dos homens.
Quando diagnosticado nas fases iniciais, a cirurgia ou a radioterapia podem curar o câncer da próstata, porém em fases mais avançadas não existe cura, mas o câncer pode ser neutralizado e permanece inativo quando se bloqueia a ação do hormônio masculino (testosterona). A testosterona é responsável pela alimentação da próstata e ela pode ser bloqueada através de injeções ou pela castração cirúrgica do portador de câncer avançado da próstata.
➡ Tumor Benigno – O tumor benigno (ou HPB) é também mais frequente quanto maior for a idade do paciente e é muito mais frequente que o câncer da próstata, pois chega a atingir quase 70% dos homens acima de 70 anos.
A hiperplasia prostática começa a aparecer em homens acima de 40 anos e se caracteriza por um aumento da próstata apenas no local, diferentemente do câncer, que se espalha provocando as metástases. O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, que passa por dentro dela.
👉 Acesse nosso site: www.urologistasassociados.com.br

O que fazer se eu tiver uma cólica de rins durante a quarentena?

Câncer no Rim

Radioterapia no câncer de próstata

Todas as atividades eletivas (consultas, exames diagnósticos e cirurgias) estarão suspensas no período de 23/03 a 06/04

Comunicado Recesso

Vamos falar de coronavírus?

Dia Mundial do Rim

Dia Internacional da Mulher

Certificado de treinamento para operação do console do Robô Cirúrgico DaVinci

A Urologistas Associados